Ícone do site Com Design

NAMING: A importância de um bom nome para a sua empresa

Insira o naming da sua empresa aqui

Um bom naming deve ser original, simples, fácil de entender e de usar (falar, ouvir e ler) de tal forma, que sua memorização seja natural. Todavia, deve ter também a relação mais próxima possível com o negócio, produto ou serviço que irá designar.

O nome certo é atemporal, não cansa, ele representa alguma coisa e facilita as extensões da marca. Seu som tem ritmo, do mesmo modo, ele é fantástico no texto de um email e no logotipo. Portanto, um nome bem escolhido é um ativo da marca fundamental e está sempre trabalhando.

Você deve escolher um naming adequado para sua empresa. Dessa forma, quando os consumidores o verem ou o escutarem, poderão identificar o produto ou serviço e atribuir suas qualidades e diferenciais.

Mas afinal, o que é naming?

A fim de identificar e personalizar coisas, o ser humano desenvolveu um processo simples: dar nome a elas. A tradução do termo “naming” significa nomear. Além disso, trata-se de um conjunto de técnicas utilizadas para desenvolver e criar nomes de produtos, serviços, empresas, etc. No mundo corporativo, isso é particularmente importante. O impacto de um nome pode influenciar nos resultados diretos de um negócio. 

Qual a importância de um bom naming?

Para um nome ser eficiente, é recomendável considerar os seguintes fatores: 
  • Conceito: comunica algo sobre a essência da marca. Dá apoio a imagem que a empresa quer transmitir. Deve ser alinhado à estratégia da empresa;

  •  Diferente: diante de tantas opções é fundamental se destacar em meio aos concorrentes. Um nome eficiente deve ser original e autêntico;
  • Memorável: um nome curto, fácil de pronunciar e soletrar pode facilitar que os seus consumidores lembrem-se dele;
  • Potencial: um nome bem escolhido é um ativo da marca essencial e está sempre trabalhando. Posiciona a empresa para o crescimento, mudanças e sucesso.
 
Certos nomes podem alcançar tamanho sucesso que simplesmente podem virar um “sinônimo” do produto, como por exemplo: Gilette (lâmina para barbear), Bombril (esponja de lã de aço), Band-Aid (curativos adesivos)
 

Tipos de naming

Fundador ou Patronímico

A terminologia “patronímico” faz alusão aos nomes de marca baseados em nomes de pessoas, geralmente o fundador da empresa ou produto. Consequentemente, podem ser mais fáceis de proteger. Satisfazem um ego. A desvantagem é que os nomes são inseparáveis de um ser humano real. Assim, a particularidade neste tipo de caso é que o nome da marca funciona como elemento de transferência direta de aspectos de personalidade do personagem para o produto.

Metáfora

Coisas, lugares, pessoas, animais, processos, nomes mitológicos e palavras estrangeiras são usados nesse tipo de nome para aludir a uma qualidade da empresa. Produzem nomes interessantes e muitas vezes podem contar uma boa história.

Descritivo

Esses nomes transmitem a natureza da empresa. A vantagem de um nome descritivo é que ele comunica claramente as intenções da empresa. Contudo, a desvantagem em potencial é que, à medida que a empresa cresce e se diversifica, o nome pode se tornar um limitador. Dessa forma, alguns nomes descritivos são difíceis de proteger por serem genéricos demais.

Acrônimo

São difíceis de lembrar e difíceis de registrar. Existem tantos acrônimos que os novos que aparecem são cada vez mais difíceis de aprender, exigindo um investimento substancial em publicidade.

Inventado ou artificiais

Um nome inventado é diferente de tudo e pode ser mais fácil de registrar legalmente. No entanto, a empresa tem que investir muito capital para instruir o mercado sobre a natureza do negócio, serviço ou produto.

Toponímicos

Referem-se a todos os nomes de marca que remetem ao lugar de origem ou de atuação inicial da instituição. É o caso da marca Nokia, fabricante Finlandesa de telefones celulares. A empresa foi fundada em 1865  às margens do rio Nokia onde, depois, originou-se a cidade de mesmo nome.

Atualmente, é comum que cidades e países utilizem seus nomes como marca para explorar potencialidades econômicas por meio de sua imagem, um exemplo recente desse tipo de abordagem é o caso do programa Marca Brasil.

Encontrado

É uma palavra já conhecida, que não possui uma relação natural com o que a companhia ou produto representa.

Status

Para designar nomes, que através de sua sonoridade e significado, remetem a condições de status.

Combinações

Alguns dos melhores nomes são uma combinação de tipos. Os clientes e os investidores gostam de nomes que conseguem entender.

Palavras mágicas

Alguns nomes alteram a ortografia das palavras para criar um nome diferente e registrável.

Conclusão

Dar nomes não é uma tarefa fácil. É um processo complexo, criativo, e interativo, que requer experiência em linguística, marketing, pesquisa e leis de marcas e patentes. Nesse sentido, mesmo para os especialistas, encontrar um nome para uma empresa, um produto ou serviço que possa ser legalmente protegido é hoje um desafio.

Por fim, esperamos que a leitura tenha sido agradável e que suas dúvidas foram esclarecidas.