Pular para o conteúdo

A embalagem como diferencial competitivo

  • por
Design de Embalagem

A embalagem interage com muitas áreas da administração de negócios, relacionando-se com as características dos produtos, economia dos materiais, aspectos legais, automação comercial, política interna e mercadológica.

Este post apresenta a importância do formato da embalagem, seus fundamentos, classificação, benefícios de um bom design e o diferencial competitivo como forma de alavancar as vendas.

Formatos

Os consumidores aprendem sobre um produto através da experiência visual. A forma da embalagem é uma parte fundamental das características da marca.

Contudo, ela transmite mensagens sobre o produto e fornece uma base sobre a qual serão definidas a memória visual e emocional.

O fato de que uma forma de garrafa pode ser registrada e patenteada é uma prova da percepção de seu valor.

Necessidades ou desejos do consumidor, tais como a conveniência, portabilidade, facilidade de acesso e estética, determinam muitas das propriedades de uma embalagem. 

Sobretudo, com o envelhecimento da população, aumenta a necessidade de sistemas de abertura mais simples. 

Certamente, moradores de regiões distantes de centros urbanos apreciam embalagens de fácil transporte, enquanto o morador urbano procura a conveniência. 

Usabilidade

Além do significado estético, o formato deve prever a manipulação do produto, ou seja, os aspectos ergonômicos e funcionais. 

A forma deverá proporcionar facilidade no abrir e no fechar. O produto deve ser fechado de modo que garanta sua proteção fora do uso e o proteja de utilizações indevidas.

Todavia, a abertura e o fechamento deverão ser feitos, sempre que possível, sem o auxílio de qualquer instrumento.

É importante que a forma do envase favoreça a utilização de seu conteúdo, a fim de preservar as características químicas e físicas durante o uso continuado. 

Identificação

A forma é o principal elemento de diferenciação na embalagem. O shape de um novo frasco tem um efeito marcante na identificação de um produto.

Produtos que têm muita personalidade e precisam expressá-la de maneira categórica devem colocar como ponto relevante de sua embalagem uma forma diferenciada. 

De fato, o estímulo sensorial nos faz perceber de forma inconsciente os atributos e ajuda a diferenciar um produto do outro, o que promove sua customização e possibilita as empresas de se relacionarem da melhor forma com a individualidade e as preferências do público.

Em suma, a embalagem que seja capaz de abraçar todas as dimensões sensoriais do homem, provendo experiência positiva, ricas e relevantes a todas as esferas do nosso entendimento, certamente estará à frente de seus concorrentes.

Confira abaixo os principais dados sobre o consumo e investimentos em embalagem no Brasil

Das empresas que investiram no design de embalagens aumentaram suas vendas.
Ícone embalagem
O uso de embalagens pode reduzir as perdas de alimentos em 20%.
Ícone redução de custos
Das empresas reduziram os custos após investirem em design de embalagens.
Ícone compras
A chance de um cliente comprar um produto após ser impactado pela embalagem é de 85%.
ícone tempo de visualização
É o tempo que a embalagem de um produto leva para atrair a atenção de quem está passando em frente.

Fundamentos da embalagem

No nível mais básico, a embalagem deve preencher três funções primárias:

  1. Conter
    Para conter o produto, é necessário garantir a integridade, de forma que o mesmo não vaze, caia ou desfaça a unidade com a embalagem antes de quando deve. Isto deve ocorrer durante o ciclo de vida do produto, da produção até o uso final. Por isso, a função de conter deve se estender muito além da abertura inicial.
  2. Proteger
    Danos a produtos como resultado do transporte e do manejo aparecem com maior frequência neste contexto, mas , produtos necessitam ser protegidos de umidade, gases, odores, radiação, luz, temperatura e infestação. A escolha da embalagem será dependente da natureza do produto, sua forma de distribuição, o tipo de percalços que possa encontrar e sua severidade.
  3. Identificar
    Para alguns produtos isto pode ser simplesmente a descrição do conteúdo. Na maioria dos casos, há informações adicionais sobre o uso do produto e eventualmente algum texto por exigência legal. No mercado de produtos de consumo, a identificação inevitavelmente se refere ao branding e à diferenciação perante os produtos concorrentes.

Inegavelmente, estes três requisitos fundamentais têm que ter seu custo certo e sempre com impacto mínimo ao meio ambiente.

Classificação das embalagens

As embalagens podem ser classificadas em:

  • Contenção: Embalagem em contato direto com o produto e, portanto, que exige compatibilidade entre os componentes do produto, os materiais e a atmosfera existente dentro dela. Pode também ser de apresentação, recebendo um rótulo ou impressão.
  • Apresentação: Embalagem que envolve a embalagem de contenção, e com a qual o produto se apresenta ao consumidor no ponto de venda. Por conseguinte, deverá receber uma decoração primorosa e expressiva.
  • Comercialização: Embalagem que contém um múltiplo da embalagem de apresentação, constitui a unidade para a extração de pedido e, por sua vez, é um sub-múltiplo da embalagem de movimentação.
  • Movimentação: Múltiplo da embalagem de comercialização para ser movimentada racionalmente por equipamentos mecânicos.
  • Transporte: Agrega embalagens de comercialização de produtos diferentes, com o objetivo de compor e entregar um pedido ao cliente de forma racionalizada. Assim sendo, a entrega de produtos diversos para determinado cliente necessita de embalagem de transporte de modelos padronizados que possa acomodar de maneira racional embalagens de comercialização de produtos diferentes.

Benefícios que a embalagem oferece

Ícone calculadora
Reduz os custos do processo produtivo
Ícone esmeralda
Agrega valor ao produto
Ícone cronometro
Ganho de tempo na distribuição
Ícone transporte de embalagens
Facilita o manuseio e o transporte
Ícone aumento nas vendas
Promove o aumento nas vendas
Ícone informações
Informa o consumidor com clareza
Ícone competitividade
Aumenta a competitividade
Ícone marca
Reforça os valores da marca

Em outras palavras, a utilização de uma boa embalagem ajuda a vender o produto a um preço mais lucrativo e contribui para o aprimoramento da qualidade.

Além disso, um design pobre poderá resultar de uma visão míope do administrador, ou de quem desenvolveu o produto. Sendo assim, a embalagem deve ter sofisticação técnica e cumprir suas funções.

Um bom design poderá ser o fator determinante da preferência do consumidor por produtos técnica e funcionalmente iguais.

Diferencial competitivo

A embalagem deverá provocar no usuário a primeira e a mais forte impressão da posição que a empresa deseja manter no seu mercado.

A linguagem da comunicação da embalagem com o usuário deverá ser muito simples, pois conta-se, principalmente, com a forma, a cor, o grafismo e o odor.

Tais instrumentos de comunicação devem ser cuidadosamente desenvolvidos, com a finalidade de funcionarem em quaisquer condições de intensidade e qualidade da iluminação de um ponto de venda.

Isoladamente, a embalagem poderá ter influência positiva no resultado da venda. Contudo, o sucesso duradouro dependerá dos seguintes pontos:

  1. Um produto de qualidade e ajustado às necessidades do usuário; 
  2. Desenvolver propaganda e promoção apropriadas; 
  3. Estabelecer um eficiente plano de marketing.

Características desejáveis

Podemos resumir algumas características de uma embalagem, que devem ser tratadas com muito cuidado, para garantir o sucesso de uma venda continuada:

  • Empatia: A embalagem deverá ter uma apresentação que crie empatia e facilite o fechamento da venda;
  • Múltiplos: A embalagem e os seus múltiplos colocados lado a lado deverão ser um conjunto que embeleze a gôndola e, portanto, adquira o direito de se posicionar em local preferencial;
  • A propriedade: Deverá provocar o desejo de posse ou propriedade na mente do usuário. Ao olhar a embalagem, ele deverá considerá-la como sua propriedade, antes mesmo de colocá-la no carrinho;
  • Maternidade: A embalagem necessitará ter uma relação “maternal” com o seu conteúdo, protegendo-o dentro da simbologia do “útero materno”;
  • A boa impressão: A embalagem deverá ter habilidades de transitar pelos canais de distribuição, protegendo o seu “filhote” e, ao mesmo tempo, mantendo-se vistosa, limpa e bem “passada”, para causar uma boa impressão aos clientes.
  • A informação: Precisará comunicar-se com o sistema de informações do ponto de venda e garantir segurança na operação e no controle.

A embalagem deverá provocar estímulos no usuário e produzir uma excitação com associações positivas.

Por fim, o ser humano tem necessidade de afirmar a sua personalidade pelo desenvolvimento e pela comunicação de uma identidade, que o distinga e o caracterize junto aos seus semelhantes. A mesma necessidade tem uma empresa, que deseja também expressá-la nas embalagens de seus produtos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×

Powered by WhatsApp Chat

×