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Guia útil para publicações no Instagram

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Instagram Logos

As pessoas acessam o Instagram para obter inspiração e descobrir coisas que interessam a elas, e isso inclui conteúdo de marcas e de empresas.

Atualmente, a rede conta com mais de 1 bilhão de usuários.

É preciso utilizar as melhores estratégias para interagir com o público e garantir o bom funcionamento das ações.

90 % das contas seguem uma empresa no Instagram.
Fonte: Sprout Social

Das contas seguem uma empresa.

60% das pessoas dizem que descobrem novos produtos no Instagram.
Fonte: Instagram Business

Das pessoas dizem que descobrem novos produtos no Instagram.

Um relatório feito pela empresa Fast Company mostrou que o engajamento das pessoas no Instagram é 15 vezes maior do que no Facebook, mostrando como o investimento nesta rede social pode ser muito eficaz no objetivo de criar uma comunidade em torno de sua marca.

Tamanhos de imagem e vídeo

O Instagram trabalha atualmente com três formatos de conteúdos visuais:

  • square: formato quadrado 1:1;
  • landscape: as imagens na horizontal, estilo paisagem 1,91:1.;
  • portrait: as imagens na vertical, estilo retrato 4:5.

Neste artigo, vamos apresentar o tamanho ideal para cada formato. No entanto, lembre-se de que existe um tamanho mínimo e um recomendado para as imagens do Instagram. O mínimo é, em geral, o tamanho padrão de exibição da plataforma, e o recomendado é o tamanho máximo que o Instagram armazena.

Essa informação é importante porque o Instagram tende a redimensionar as imagens que não têm o tamanho mínimo para atingir o padrão de exibição. Já as imagens que têm o tamanho máximo são exibidas em melhor qualidade.

Foto do perfil

Recomendamos que sua imagem tenha a partir de 180 x 180 pixels para obter a melhor qualidade tanto no mobile quanto no site.

Feed

Para o feed, separamos nos três formatos disponíveis na rede social.

Formato quadrado

Para conseguir uma exibição de qualidade superior em dispositivos com maior resolução, recomendamos fotos e vídeos quadrados de 1.080 x 1.080 pixels.

Paisagem

As imagens e vídeos no formato de paisagem geralmente seguem a seguinte proporção: 1,91:1. O tamanho de imagens recomendado é de 1.080 x 608 pixels, sendo o mínimo em torno de 600 x 315 pixels.

Retrato

Seguem a proporção 4:5 e devem ter um tamanho mínimo de 600 x 750 pixels ou o recomendado de 1.080 x 1.350 pixels.

Stories

Sugerimos que siga a proporção 9:16 das imagens e vídeos para o Stories, pensando na sua reprodução vertical. Dessa forma, as dimensões indicadas são 1080 x 1920 e as mínimas: 600 x 1067.

Centralize os itens mais importantes da sua postagem e deixe um espaço livre nas bordas. Isso deve garantir a visualização na maioria dos dispositivos.

Imagens e vídeos IGVT

Para postar conteúdos nessa ferramenta é preciso seguir os seguintes direcionamentos:

  • o formato mínimo da capa do vídeo deverá ter no mínimo 420 px x 654 px, seguindo a proporção de 1:1.55;
  • os vídeos verticais do IGTV devem ter a dimensão mínima de 4:5 e no máximo de 9:16;
  • os vídeos horizontais devem ter o mínimo de 5:4 e o máximo de 16:9.

Como obter mais seguidores

Seu perfil

Estabeleça a identidade do seu negócio. Use a bio para descrever a empresa e insira o link para o site ou blog.

Utilize outros canais

Aproveite outras redes sociais, e-mail e site para linkar e divulgar o Instagram da sua empresa.

Analise a concorrência

Diante de tantas opções é fundamental se destacar em relação aos concorrentes.

Hashtags

O uso de hashtags faz com que os usuários encontrem seu conteúdo com mais facilidade.

Localização

Localize seus produtos e serviços para atrair pessoas próximas à sua empresa.

Interaja

O Instagram é uma comunidade de pessoas e empresas que estão se ajudando, fornecendo valor, aprendendo e crescendo. Portanto, interaja com outros perfis.

Promova sorteios

Estabeleça regras para o sorteio em que o usuário deve seguir e marcar outros usuários.

Cronograma

Faça as postagens no horário e dia de pico. Use as datas comemorativas para posts especiais.

Dias e horários de pico de audiência

Os dados a seguir levam em consideração a base de usuários global do Instagram e foram obtidos a partir do estudo da Sprout Social.

Menores
Fonte: Sprout Social

Quinta é o melhor dia para se postar na rede social, não é à toa que a tag #TBT é usada neste dia.

O Instagram oferece uma ferramenta de análise dentro do aplicativo, na qual é possível verificar em quais horários seus seguidores estão ativos. Essas ferramentas estão disponíveis apenas para contas comerciais. Na qual é possível:

  • Obter métricas em tempo real sobre o desempenho das suas histórias e publicações ao longo do dia.
  • Obter informações sobre seus seguidores e como eles interagem com suas publicações e histórias.
  • Adicionar informações a respeito de sua empresa, como horário de funcionamento, localização e número de telefone.

É importante salientar que não existe fórmula mágica para engajar o seu público. A qualidade do conteúdo pode fazer grande diferença, bem como a analise constante das métricas e testes.

Assim como, compreender os hábitos e costumes do seu consumidor. Entender quais são as suas preferências, necessidades e desejos.

Métricas

Com os perfis comerciais, você tem acesso a métricas fundamentais para poder avaliar a performance em uma rede social.

Impressões

O número de impressões é o total de vezes que todas as suas publicações foram vistas. É aconselhável manter uma meta de crescimento dessa métrica sempre. Dessa forma, é possível medir o interesse dos usuários em relação ao seu perfil.

Alcance

Essa métrica lembra muito o “alcance” do Facebook. Por ela você consegue mensurar o número de contas únicas que viram qualquer uma de suas publicações.

Visualizações no perfil

O nome dessa métrica é autoexplicativa. Ela informa quantas vezes seu perfil foi visualizado.

Cliques no site, ligação e e-mail

Provavelmente essas são as métricas mais importantes de acompanhar no seu Instagram. Elas mostram o número de cliques que seu site recebeu pela rede social, o número de cliques no botão de ligar, e o número de pessoas que clicaram para enviar um e-mail.

Essas são métricas de conversão, ou seja, quantos dos seus seguidores do Instagram passaram a ser visitantes do seu site, ou até mesmo leads. Por isso a importância de mantê-las sempre crescente.

Seguidores

É muito comum as pessoas procurarem qual é o melhor horário para publicar nas redes sociais, e no Instagram não é diferente. Em pesquisas online, conseguimos encontrar a média dos melhores horários considerando os usuários da rede social como um todo, conforme apresentamos logo acima.

Mas já imaginou fazer uma publicação no horário em que a maior parte dos seus seguidores está online?

Com o perfil comercial isso é possível! Essa métrica mostra quantos dos seus seguidores ficam online em cada hora do dia. Além disso, clicando em “Ver mais” você tem acesso às seguintes informações:

  • Número de novos seguidores na última semana;
  • Porcentagem por gênero;
  • Faixa etária dominante;
  • Principais cidades e países que seus seguidores estão.

Tudo isso vai ajudar a identificar melhor o perfil do seu público, e assim você conseguirá produzir conteúdos cada vez mais relevantes para seus seguidores.

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