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SEO: Aprenda a melhorar o rankeamento do seu site no Google

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Seo Google

Quando pensamos em Marketing Digital, uma das maiores ambições das empresas que investem nessa estratégia é o alcance das primeiras posições nos mecanismos de busca — afinal, quem não quer cliques gratuitos e mais visitantes em seu site? 

No entanto, estar na internet não é o suficiente para garantir que seu site, e-commerce ou blog estarão na primeira página do Google: é preciso investir em uma estratégia específica para otimizar os resultados e garantir que sua empresa alcance um bom posicionamento. 

O SEO é a chave para alcançar esse objetivo. Quanto mais otimizado seu blog, site ou e-commerce estão, maiores as chances da sua marca se destacar de forma orgânica (não paga) e mais visitantes você consegue conquistar. 

O que é SEO?

SEO (Search Engine Optimization) é um conjunto de técnicas de otimização de sites, blogs e páginas para mecanismos de busca. 

Esta estratégia é fundamental para sua empresa ganhar destaque, visibilidade no mundo online e, por consequência, mais clientes e faturamento para o seu negócio. 

Com a otimização para SEO de sites, blogs e páginas com o uso de técnicas para melhorar o rankeamento, que é a ordem na qual os resultados aparecem nos mecanismos de busca destas páginas, posicionando sua empresa nos primeiros resultados do Google. 

O principal objetivo é aumentar o volume do tráfego orgânico de sites, blogs e posts.

Tipos de busca

Existem três tipos de busca:

  • NAVEGACIONAL: Também conhecida como pesquisa de atalho, é realizada quando o usuário já sabe para qual site gostaria de ir, mas talvez não se lembre da URL completa ou esteja com preguiça de digitar;
  • INFORMACIONAL: Neste momento o usuário busca por informações, seja por meio de notícias, release de algum produto ou artigos explicativos;
  • TRANSACIONAL: Neste tipo de pesquisa o usuário está buscando executar uma transação. Seja comprar diretamente um produto, encontrar uma loja, ou fazer qualquer outro tipo de transação online. 

Como funciona o Google

Primeiramente é fundamental entender como o Google funciona para elaborar uma estratégia assertiva de SEO. 

As buscas neste mecanismo são divididas em dois grupos: resultados orgânicos (gratuitos) e resultados pagos. 

Os resultados pagos aparecem no topo da página, sinalizados por uma marcação verde com o texto “Ad” ou “anúncio” — para ocupar esses espaços, as empresas pagam por clique através de uma ferramenta do próprio Google chamada Google Adwords. 

Os robôs do Google funcionam como rastreadores. Eles buscam todas as páginas na internet, entram em cada um dos links e leem tudo o que aquelas páginas têm para oferecer, salvando tudo nos servidores do Google. 

Ao passo que todo o conteúdo fica organizado e bem segmentado para oferecer os melhores resultados para as pesquisas realizadas pelos usuários a respeito de um termo específico. 

Quando pensamos na visibilidade para os mecanismos de busca, precisamos nos lembrar de que, ao contrário dos usuários, estes mecanismos não conseguem visualizar javascript e imagens — o conteúdo escrito é sempre priorizado e mais fácil de ser identificado pelos robôs. 

Sendo assim, quando pensamos na estrutura de um site onde existem imagens, é fundamental trabalhar bem em cima do texto alternativo (alt text) de cada uma delas, colocando uma descrição completa que auxiliará os robôs a entenderem do que se trata aquela figura. 

Quando não trabalhamos o texto alternativo das imagens, o Google acaba vendo estes espaços como furos no site. É como se toda esta área das imagens fosse um fundo branco, sem conteúdo relevante para os leitores. 

Rankeamento

Os principais fatores para ranqueamento do Google On Page são:

Qualidade

Desde o lançamento do Google Panda, o algoritmo procura identificar conteúdos de baixa qualidade para otimizar os resultados para o público. Ou seja, quanto melhor for o seu conteúdo, melhores as chances de você figurar nas primeiras posições.

Tamanho

O tamanho influencia diretamente nos rankings do Google. Em uma pesquisa feita pela Search IQ, a média de tamanho dos conteúdos que figuram nas primeiras posições do Google era de aproximadamente 2.500 palavras.

Título Interno

O title tag é o título interno do seu blog, aquele que o leitor verá quando já tiver acessado o seu conteúdo. É muito importante destacar que ele deve ser diferente do seu SEO title, que será um fator externo e deverá levar o leitor ao seu texto.

SEO Title

O SEO Title é o título que aparece nas SERPs e possui a função de levar o leitor até o seu conteúdo. Ele é um dos fatores mais importantes tanto para rankeamento quanto para garantir uma alta taxa de cliques (CTR) no seu conteúdo. 

URL Amigável

As URLs são um fator direto de rankeamento. O Google também identifica o uso das palavras-chave no endereço da sua página. Além disso, quanto mais amigável ela for, mais fácil para os leitores clicarem e serem direcionados para a sua página. 

Heading Tags

As headings são fundamentais para identificar a prioridade dos conteúdos existentes na página. No código, é possível observar até seis headings, apresentando o conteúdo mais importante (H1) e seus subtítulos (H2 a H6). 

Tempo de Permanência

É uma forma de mostrar ao buscador que aquele conteúdo é de boa qualidade. 

Otimização de Imagens

O Google precisa de elementos textuais para entender do que se trata aquela imagem e apresentá-la como resultado em alguma busca.

Imagens muito pesadas podem comprometer o carregamento da sua página. O tempo de carregamento é outro fator importante para o Google. 

Linkagem Interna

A linkagem interna é fundamental para o Google. A partir dela, os crawlers vão analisar a experiência do usuário nos seus posts e para quais outros conteúdos você está enviando o seu leitor. 

Design Responsivo

Se a sua página não está otimizada para aparecer bem em aparelhos mobiles, você pode perder muitas posições no buscador. 

Tempo de Carregamento

A altíssima velocidade que possuímos hoje na internet levou o público a ser um pouco impaciente. Hoje em dia você não quer esperar mais do que 3 ou 4 segundos para uma página carregar.

Meta Description

A meta description é um código que tem como função explicar para o usuário qual é o conteúdo abordado naquela página e, assim sendo, atraí-lo para a leitura do conteúdo. 

Botões de Compartilhamento

Assim como as meta descrições, os botões de compartilhamento não serão diretamente um fator de rankeamento. Porém é uma prática fundamental para você ter uma página totalmente otimizada.

Os principais fatores para ranqueamento do Google Off Page são:

Link Building

Ele funciona como indicações. Todo site que linka para você está te indicando como um bom conteúdo. Ou seja, quanto mais indicações você receber, maior será a sua relevância.

Autoridade

Domínios mais antigos possuem uma autoridade maior que domínios muito recentes. Além disso, a quantidade de conteúdos que um domínio posta também influenciará diretamente na sua autoridade.

Localidade

A localidade é um fator que influencia diretamente no SEO. O Google procura apresentar resultados de acordo com a sua localidade. 

Social

O engajamento e menções nas redes sociais também influenciarão os rankings do seu site. De fato, o Google está de olho em como as pessoas têm engajado com o seu conteúdo. 

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