Todos os seres humanos que vivem na sociedade de consumo são impactados pelas marcas e podem se relacionar com elas a partir das suas experiências individuais. Os consumidores experimentam uma marca ou um produto como um conceito, que é um conjunto de propriedades e associações que dão a tal produto ou serviço um significado especial.
Uma marca deve transmitir ao público seus conceitos, além disso, é a vitrine dos negócios e potencialmente agrega valor às coisas.
A perspectiva de valor da marca é resultado de uma lembrança de um consumidor, bem como as associações provenientes dessa lembrança. A tarefa de um gestor de marcas é criar lembranças consistentes, positivas e duradouras.
Ao dizer que a marca é uma lembrança, ressaltamos a necessidade de criar experiências para que o consumidor se lembre dela da maneira correta.
Só para exemplificar, uma das características que diferenciou Steve Jobs de muitos empresários pelo mundo a fora, era que ele não gostava de lançar um produto enquanto este não estivesse perfeito. A mesma atitude deve ser adotada quando o assunto é a criação de uma marca. Criar um projeto sem que tenha reunido as condições para começar a criar um conceito, pode ser a ruína do seu projeto.
O autoconhecimento é a chave para criar marcas de sucesso. De fato, o empreendedor deve ter claro quais são seus diferenciais e como ele quer se apresentar ao mercado, para que isso possa ser traduzido na sua marca.
Devemos traçar duas visões distintas da marca:
- Primeiramente a visão interna, que é a nossa identidade de marca. Nela, temos o conceito que traçamos para o produto ou serviço, um DNA planejado. Aquilo que queremos passar para o mercado (nossos valores e atributos).
- A segunda é a externa, é a nossa imagem de marca, que é pura percepção. É a maneira de como somos percebidos pela audiência (nosso mercado).
Nesse sentido, é importante saber como os outros percebem nossa imagem de marca, pois é ela quem determinará nosso valor no mercado e afetará consideravelmente a nossa reputação.
A marca deve se comunicar com o consumidor, ressaltando o seu ponto de vista, da mesma forma estabelecer uma relação com o cliente para que ele se sinta importante no crescimento da empresa, afinal sem clientes uma empresa não seria nada.
Existem vários elementos que formam a marca, sendo eles: elementos gráficos, logo, nome, slogan, tipografia, paleta de cores, símbolos, personagens e embalagem.
Elementos da marca
Símbolo
É a figura que representa a marca. Em outras palavras, pode ser identificada, mas não lida pelo consumidor. Grandes marcas são representadas por algum símbolo, esses símbolos são o DNA da marca e sempre significam alguma coisa.
O símbolo merece atenção especial em seu desenvolvimento de forma que contribua para uma leitura imediata e que a sua aplicação em diferentes mídias seja eficaz.
A veiculação e a exposição repetida de uma publicidade bem feita, faz com que o símbolo se torne tão facilmente reconhecido no mercado que muitas vezes a empresa não tem necessidade de manter o logotipo como nos casos abaixo:
Nestes exemplos é perceptível que a forma dada ao símbolo, por vezes, é de fácil assimilação com formas básicas comuns no repertório visual, por outras vezes pode ser construída de forma abstrata trazendo consigo significados intrínsecos em suas linhas.
O vídeo a seguir mostra a história por trás do símbolo da marca da Airbnb:
Tipografia
É a forma como se escreve o nome da empresa. Para a escolha da família tipográfica deve ser verificado se a mesma possui harmonia com os demais elementos da marca.
Analizar a legibilidade da tipografia com o intuito de trazer informações importantes em certos itens da identidade visual, como cartão de visita ou embalagens.
A escolha da tipografia também deve contemplar a adequação aos conceitos que a marca quer transmitir.
Cores
Mesmo de maneira subliminar as cores influenciam na vida das pessoas. Sendo essencial em um sistema de identidade visual, as cores, além de fazer parte da personalidade, serve também como meio de diferenciação, sendo reconhecida muitas vezes de longas distâncias.
As cores possuem uma expressividade própria, responsável por atribuir sensações e significados para o espectador.
A cor exerce uma ação tríplice: a de impressionar, a de expressar e a de construir. A cor é vista: impressiona a retina. É sentida: provoca uma emoção. E é construtiva, pois, tendo um significado próprio, tem valor de símbolo e capacidade, portanto, de construir uma linguagem que comunique uma ideia.
As cores também são importantes aliadas para associar ideias à sua marca, por isso não as escolha ao acaso.
Tipos de marcas
Isotipo
Parte simbólica, quando a marca é reconhecida sem o texto.
Logotipo
Logo significa palavra, isto é, quando é lembrada por texto e representa o naming da empresa.
Imagotipo
Combinação de imagem e texto. Podem funcionar separadamente.
Isologo
O texto e o ícone são agrupados. Neste caso, só funcionam juntos.
Público
Para poder transmitir a imagem mais adequada do seu negócio, o empreendedor deve saber quem é o seu cliente e o que ele quer.
“A maioria dos briefings define o público alvo como ‘todos os clientes’. É impossível agradar ‘todos os clientes’ ao mesmo tempo”.
Conhecer bem o cliente significa saber quais são os seus hábitos, o que ele consome e o que ele almeja. “Definir seu público simplesmente como ‘classe A’ ou ´classe C´ é muito vago.
Tente ir mais fundo. ‘Jovens de classe A, descolados, que gostam de ir à praia e viajar’ é uma definição mais útil”.
Concorrência
Entender como os concorrentes estão se apresentando também é fundamental para decidir como posicionar-se em relação a eles. É preciso entender qual é a tendência para poder segui-lá ou mesmo ir de encontro a ela.
“Se você conhece o inimigo e conhece a si mesmo, não precisa temer o resultado de cem batalhas. Se conhece a si mesmo, mas não conhece o inimigo, para cada vitória ganha sofrerá também uma derrota. Caso não conheça nem o inimigo nem a si mesmo, perderá todas as batalhas.”
Sun Tzu, A Arte da Guerra, ano 500 A.C
Personalidade
Uma personalidade de marca pode ser um veículo para representar e indicar benefícios funcionais e atributos da empresa. Deve refletir a personalidade do seu negócio. Você quer vender uma imagem forte ou delicada? Feminina ou masculina? Clássica ou moderna?
Desse modo, uma personalidade de marca forte, como aquelas em torno da Mercedes, Porsche e Jeep, pode dar energia ao agregar interesse e envolvimento; na prática, ela amplifica a experiência e as percepções de marca. A personalidade também pode definir um relacionamento entre pessoas.
Somos bombardeados diariamente por uma quantidade gigantes de marcas, para se destacar no meio de tanta informação é necessário explorar os diferenciais da empresa e criar algo único.