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Guia útil para publicações no Facebook

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Facebook logos

Este guia descreve as melhores práticas para publicações no Facebook com o intuito de garantir a melhor experiência para o usuário e aumentar o engajamento da sua página. Todavia, as publicações são a primeira impressão que as pessoas têm da sua empresa. Portanto, elas devem atrair e envolver clientes em potencial.

Antes de tudo, vamos apresentar alguns dados relevantes da rede social: Criada em 2004 por Mark Zuckerberg com a ajuda dos seus colegas de quarto da faculdade, Dustin Moskovitz, Chris Hughes e o brasileiro Eduardo Saverin. O Facebook é uma das empresas mais valiosas do mundo, com mais de 2,5 bilhões de usuários. Dessas, 1,6 bilhão de pessoas estão conectadas a uma pequena empresa.

O Brasil é o terceiro país que mais possui usuários conectados no mundo, sendo que, a cada 10 brasileiros com acesso à internet, 8 possuem uma conta.

Os dados apresentados mostram a importância das empresas estarem presentes nessa rede, para que possam ser vistas, bem como, apresentar seus produtos e serviços e estreitar o relacionamento com seus clientes.

Com efeito do sucesso do Facebook, a história por trás da criação da rede social virou até filme. A Rede Social foi aclamado pela crítica como o melhor de 2010, recebendo vários prêmios, além do Oscar como melhor roteiro adaptado, melhor edição e melhor trilha sonora. Nele, é mostrada a trajetória de Mark Zuckerberg na criação do Facebook.

Tamanhos de imagem para o Facebook

Cada rede social tem suas próprias especificações se tratando de formatos e tamanhos de imagem.

Lembre-se que, no caso de anúncios, a porcentagem de texto na imagem não pode ultrapassar a margem dos 20%. Caso contrário, o anúncio não será aprovado pela rede social.

A seguir, apresentamos as principais recomendações dos tamanhos de imagem:

Tipo de arquivo: jpg ou png

Resolução recomendada: carregue a imagem com a resolução mais alta disponível.

Perfil

  • Imagem de capa: 851 x 315 px
  • Capa para Grupos: 640 x 334 px
  • Capa para Eventos: 1920 x 1080 px
  • Imagem de perfil: 180 x 180 px

Postagens no Facebook

  • Post com imagem: 1200 x 1200 px
  • Com link e imagem: 1200 x 628 px
  • Facebook Stories: 1080 x 1920 px

Anúncios

  • Imagem única: 400 x 500 px (mínimo)
  • Com link e imagem: 1080 x 1080 px (recomendado)
  • Carrossel: 1080 x 1080 px (recomendado)
Proporções recomendadas

Quando você cria anúncios para dispositivos móveis, as imagens e os vídeos devem cobrir o maior espaço possível na tela para chamar a atenção. Escolha uma proporção adequada para diferentes posicionamentos e formatos, verifique quais proporções são compatíveis com os posicionamentos.

Veja abaixo algumas proporções recomendadas para diferentes posicionamentos e formatos:

  • Para posicionamentos no feed: recomendamos uma proporção quadrada de 1:1 para imagens e vertical de 4:5 para vídeos.
  • Stories: como a maior parte das pessoas segura o telefone verticalmente, recomendamos a proporção de 9:16 para capturar a tela inteira.
  • Carrossel: recomendamos a proporção quadrada de 1:1 e proporções consistentes para todos os vídeos em um carrossel.
  • Para vídeos in-stream: recomendamos a proporção horizontal de 16:9 para que caibam os vídeos em que os anúncios aparecem.
  • Posicionamentos do Audience Network: recomendamos a proporção vertical de 9:16.

Ajuste a proporção da imagem usando os seguintes modelos de design em formato .pdf:

Proporção 1.91:1
Proporção 16:9
Proporção 1:1
Proporção 4:5

Horários de pico de audiência

Importante salientar que não há um horário universal que caracterize a receita do sucesso. Ainda mais com as mudanças no algoritmo do Facebook, nas quais os usuários veem mais postagens de seus amigos e familiares em vez de páginas empresariais. 

Na prática, o que existe são parâmetros utilizados por várias empresas que levam a um ponto de equilíbrio. Para obter maior engajamento nas suas publicações é preciso levar em consideração o segmento de atuação da empresa, estudos e pesquisas sobre os hábitos dos consumidores, análise de métricas e principalmente a relevância do conteúdo que será postado. 

Melhor horário para postar no Facebook
Fonte dos dados: Sprout Social

Divulgue sua página fora do Facebook

Se você quer melhorar o engajamento na sua página do Facebook, você precisa encontrar maneiras de trazer movimentação para ele.

  • Inclua um link para sua página do Facebook (e outras redes sociais) em seu site.
  • Coloque na parte inferior dos seus emails.
  • Insira também em suas outras ferramentas de marketing (cartão de visita, folder, pasta, envelope, etc.)
  • Deixe suas postagens compartilháveis no Facebook.

Ademais, uma dica valiosa para aumentar o número de seguidores é disponibilizar ofertas, conteúdos ou promoções exclusivas que induzam as pessoas a seguir sua página. Desta maneira, você oferece um benefício para que realmente se engajem com a sua marca no Facebook.

Política da boa vizinhança no Facebook

As redes sociais promovem o relacionamento entre as pessoas, portanto é imprescindível interagir com outros perfis.

Responda todos os comentários

Ninguém gosta de ser ignorado. Além disso, o seu público é a razão pela qual sua fanpage existe, e merece atenção.

Nesse sentido, reserve uns minutos para interagir com seus seguidores e responder os comentários. Isso gera engajamento para sua página e ainda faz com que eles se sintam ouvidos. Você também tem muito a aprender com eles.

Marque outras pessoas/páginas

Fechou uma nova parceria ou simplesmente experimentou um novo produto ou conteúdo que mereça ser compartilhado? Faça um post sobre o assunto e marque outras pessoas ou páginas relacionadas.

Além de levar um conteúdo bacana para seus seguidores, você também gera visibilidade para outras marcas e faz com que um novo público passe a notar a sua empresa.

Promova sorteios

Estabeleça regras para o sorteio em que o usuário deve seguir, compartilhar, curtir e/ou marcar outros usuários. Existem inúmeras ferramentas para realizar o sorteio, como exemplo, citamos o Sorteie.me e o YesGanhei que segue as diretrizes do Facebook e, portanto, você não precisa se preocupar com as regras e as condições do sorteio.

Fixar postagens importantes

Antigamente, quando um post fazia sucesso, ele logo se perdia entre as novas atualizações até praticamente desaparecer na linha do tempo.

Atualmente, é possível fixá-lo e deixá-lo destacado no topo da sua página para as pessoas visualizarem mais facilmente. Caso o post perca a importância com o passar do tempo, basta desfazer a ação.

Frequência das publicações

A relevância e a qualidade das suas publicações são de extrema importância para conquistar a atenção do seu público. Muitas publicações podem acabar inundando a linha do tempo do usuário. Por outro lado, com poucas publicações os seguidores devem perder o interesse e o contato com a sua marca. Desse modo, preze pelo equilíbrio e fique atento as métricas das suas publicações.

Resumindo

Conte com um planejamento de todas as suas ações na rede e estabeleça uma estratégia de atuação. Ter um calendário editorial para controlar as suas publicações auxilia na organização dos conteúdos, dias e horários.

Por fim, para saber o que está funcionando ou não com o seu público, avalie todas suas atividades através das métricas que o Facebook fornece. Dessa forma, será capaz de analisar o desenvolvimento da sua estratégia em relação à meta estabelecida.

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