As pessoas acessam o Instagram para obter inspiração e descobrir coisas que interessam a elas, e isso inclui conteúdo de marcas e de empresas.
Atualmente, a rede conta com mais de 1 bilhão de usuários.
É preciso utilizar as melhores estratégias para interagir com o público e garantir o bom funcionamento das ações.
Das contas seguem uma empresa.
Das pessoas dizem que descobrem novos produtos no Instagram.
Um relatório feito pela empresa Fast Company mostrou que o engajamento das pessoas no Instagram é 15 vezes maior do que no Facebook, mostrando como o investimento nesta rede social pode ser muito eficaz no objetivo de criar uma comunidade em torno de sua marca.
Tamanhos de imagem e vídeo
O Instagram trabalha atualmente com três formatos de conteúdos visuais:
- square: formato quadrado 1:1;
- landscape: as imagens na horizontal, estilo paisagem 1,91:1.;
- portrait: as imagens na vertical, estilo retrato 4:5.
Neste artigo, vamos apresentar o tamanho ideal para cada formato. No entanto, lembre-se de que existe um tamanho mínimo e um recomendado para as imagens do Instagram. O mínimo é, em geral, o tamanho padrão de exibição da plataforma, e o recomendado é o tamanho máximo que o Instagram armazena.
Essa informação é importante porque o Instagram tende a redimensionar as imagens que não têm o tamanho mínimo para atingir o padrão de exibição. Já as imagens que têm o tamanho máximo são exibidas em melhor qualidade.
Foto do perfil
Recomendamos que sua imagem tenha a partir de 180 x 180 pixels para obter a melhor qualidade tanto no mobile quanto no site.
Feed
Para o feed, separamos nos três formatos disponíveis na rede social.
Formato quadrado
Para conseguir uma exibição de qualidade superior em dispositivos com maior resolução, recomendamos fotos e vídeos quadrados de 1.080 x 1.080 pixels.
Paisagem
As imagens e vídeos no formato de paisagem geralmente seguem a seguinte proporção: 1,91:1. O tamanho de imagens recomendado é de 1.080 x 608 pixels, sendo o mínimo em torno de 600 x 315 pixels.
Retrato
Seguem a proporção 4:5 e devem ter um tamanho mínimo de 600 x 750 pixels ou o recomendado de 1.080 x 1.350 pixels.
Stories
Sugerimos que siga a proporção 9:16 das imagens e vídeos para o Stories, pensando na sua reprodução vertical. Dessa forma, as dimensões indicadas são 1080 x 1920 e as mínimas: 600 x 1067.
Centralize os itens mais importantes da sua postagem e deixe um espaço livre nas bordas. Isso deve garantir a visualização na maioria dos dispositivos.
Imagens e vídeos IGVT
Para postar conteúdos nessa ferramenta é preciso seguir os seguintes direcionamentos:
- o formato mínimo da capa do vídeo deverá ter no mínimo 420 px x 654 px, seguindo a proporção de 1:1.55;
- os vídeos verticais do IGTV devem ter a dimensão mínima de 4:5 e no máximo de 9:16;
- os vídeos horizontais devem ter o mínimo de 5:4 e o máximo de 16:9.
Como obter mais seguidores
Seu perfil
Estabeleça a identidade do seu negócio. Use a bio para descrever a empresa e insira o link para o site ou blog.
Utilize outros canais
Aproveite outras redes sociais, e-mail e site para linkar e divulgar o Instagram da sua empresa.
Analise a concorrência
Diante de tantas opções é fundamental se destacar em relação aos concorrentes.
Hashtags
O uso de hashtags faz com que os usuários encontrem seu conteúdo com mais facilidade.
Localização
Localize seus produtos e serviços para atrair pessoas próximas à sua empresa.
Interaja
O Instagram é uma comunidade de pessoas e empresas que estão se ajudando, fornecendo valor, aprendendo e crescendo. Portanto, interaja com outros perfis.
Promova sorteios
Estabeleça regras para o sorteio em que o usuário deve seguir e marcar outros usuários.
Cronograma
Faça as postagens no horário e dia de pico. Use as datas comemorativas para posts especiais.
Dias e horários de pico de audiência
Os dados a seguir levam em consideração a base de usuários global do Instagram e foram obtidos a partir do estudo da Sprout Social.
Quinta é o melhor dia para se postar na rede social, não é à toa que a tag #TBT é usada neste dia.
O Instagram oferece uma ferramenta de análise dentro do aplicativo, na qual é possível verificar em quais horários seus seguidores estão ativos. Essas ferramentas estão disponíveis apenas para contas comerciais. Na qual é possível:
- Obter métricas em tempo real sobre o desempenho das suas histórias e publicações ao longo do dia.
- Obter informações sobre seus seguidores e como eles interagem com suas publicações e histórias.
- Adicionar informações a respeito de sua empresa, como horário de funcionamento, localização e número de telefone.
É importante salientar que não existe fórmula mágica para engajar o seu público. A qualidade do conteúdo pode fazer grande diferença, bem como a analise constante das métricas e testes.
Assim como, compreender os hábitos e costumes do seu consumidor. Entender quais são as suas preferências, necessidades e desejos.
Métricas
Com os perfis comerciais, você tem acesso a métricas fundamentais para poder avaliar a performance em uma rede social.
Impressões
O número de impressões é o total de vezes que todas as suas publicações foram vistas. É aconselhável manter uma meta de crescimento dessa métrica sempre. Dessa forma, é possível medir o interesse dos usuários em relação ao seu perfil.
Alcance
Essa métrica lembra muito o “alcance” do Facebook. Por ela você consegue mensurar o número de contas únicas que viram qualquer uma de suas publicações.
Visualizações no perfil
O nome dessa métrica é autoexplicativa. Ela informa quantas vezes seu perfil foi visualizado.
Cliques no site, ligação e e-mail
Provavelmente essas são as métricas mais importantes de acompanhar no seu Instagram. Elas mostram o número de cliques que seu site recebeu pela rede social, o número de cliques no botão de ligar, e o número de pessoas que clicaram para enviar um e-mail.
Essas são métricas de conversão, ou seja, quantos dos seus seguidores do Instagram passaram a ser visitantes do seu site, ou até mesmo leads. Por isso a importância de mantê-las sempre crescente.
Seguidores
É muito comum as pessoas procurarem qual é o melhor horário para publicar nas redes sociais, e no Instagram não é diferente. Em pesquisas online, conseguimos encontrar a média dos melhores horários considerando os usuários da rede social como um todo, conforme apresentamos logo acima.
Mas já imaginou fazer uma publicação no horário em que a maior parte dos seus seguidores está online?
Com o perfil comercial isso é possível! Essa métrica mostra quantos dos seus seguidores ficam online em cada hora do dia. Além disso, clicando em “Ver mais” você tem acesso às seguintes informações:
- Número de novos seguidores na última semana;
- Porcentagem por gênero;
- Faixa etária dominante;
- Principais cidades e países que seus seguidores estão.
Tudo isso vai ajudar a identificar melhor o perfil do seu público, e assim você conseguirá produzir conteúdos cada vez mais relevantes para seus seguidores.